Na hora de comprar um item ou quitar uma dívida, você já se perguntou qual é a melhor opção: pagar à vista ou parcelado?
Essa é uma dúvida comum para a maioria das pessoas e dependendo de como anda a situação financeira, fica difícil escolher o melhor método para não acabar pagando mais caro por algo.
Quer aprender a como tomar a melhor decisão ao escolher uma forma de pagamento? Esse artigo vai te ajudar a analisar as opções disponíveis para que você não fique endividado(a). Acompanhe!
Como funciona o pagamento à vista?
Grande parte das pessoas preferem pagar suas contas somente à vista, ou seja, ao efetuar o pagamento de uma compra ou dívida, optam por quitar o valor de uma vez só.
Você pode efetuar o pagamento de diferentes maneiras: cartão de débito, cartão de crédito (em apenas uma parcela), boleto bancário, transferência (TED ou DOC), dinheiro vivo ou por meio do PIX.
A grande vantagem de pagar à vista, está no fato de que muitas lojas oferecem desconto, principalmente se o pagamento for realizado por meio de PIX ou dinheiro vivo.
Na quitação de dívidas funciona de maneira similar. Muitas vezes você encontra um desconto para quem paga o valor integral em uma única parcela.
E não podemos esquecer dos impostos como IPTU e IPVA, em que são oferecidas as guias de pagamento único, com desconto, e parcelado onde o contribuinte paga o valor integral.
Quais as vantagens de pagar à vista?
A principal vantagem em comprar à vista, é a possibilidade de se obter descontos. Como os lojistas precisam pagar juro pelo uso da maquininha, para eles é mais lucrativo oferecer um desconto ao cliente, ao invés de pagar os juros de compras parceladas.
Caso a loja não ofereça desconto à vista, com o dinheiro em mãos é possível pedir um outro desconto (a famosa pechincha). Pois mesmo que você consiga apenas 5%, você pode aplicar o valor economizado em um investimento, por exemplo.
Além disso, pagar à vista evita o endividamento. Uma vez que você não tem inúmeras parcelas para pagar durante meses, o risco de acumular dívidas é muito menor.
Como funciona o pagamento parcelado?
Como o próprio nome já diz, ao optar por pagar parcelado, você está dividindo o valor de um determinado item ou dívida, em várias prestações.
As compras parceladas geralmente são realizadas através do cartão de crédito, mas também é possível encontrar lojas que ainda fazem o carnê ou emitem boletos todos os meses.
As compras parceladas, na maioria das vezes, vêm atrelada aos juros. Vamos supor que seu sonho é comprar uma cozinha nova, mas o orçamento está apertado.
Em uma determinada loja, todos os itens ficam R$2.500,00. Na hora de concluir a compra, você pode optar em fazer 10 vezes sem juros ou parcelar em um número maior de prestações e ficar sujeito (a) aos juros da loja.
Por isso, é importante fazer uma pesquisa entre as lojas que vendem o item que você deseja comprar e analisar qual o máximo de parcelas sem juros e qual a taxa cobrada em cada uma delas.
Quais as vantagens de pagar parcelado?
A compra parcelada pode ser uma excelente opção a hora de adquirir um item, principalmente se a compra não for acrescida de juros.
Se você estiver precisando comprar algo e não tiver o dinheiro em mãos, parcelar no cartão ou carnê é um meio viável efetuar a compra sem precisar recorrer a um empréstimo, por exemplo.
Outra grande vantagem está no fato de que muitos cartões possuem hoje em dia o programa de pontos. Onde quando o cliente atinge uma determinada pontuação, é possível trocá-la por benefícios.
Com isso, você pode trocar os pontos por um produto que está precisando, desconto em lojas parceiras, em passagens aéreas, e até mesmo cash-back.
Qual a melhor opção, pagar à vista ou parcelado?
O fato é que não existe uma resposta correta para essa pergunta. Os brasileiros preferem comprar parcelado, mas escolher o melhor meio de pagamento depende da situação financeira em que a pessoa se encontra.
Muitas vezes o desconto à vista é muito bom. Mas para quem não tem o dinheiro em mãos, tirar o valor do investimento pode não ser algo vantajoso.
Já as compras parceladas podem causar uma sobrecarga na fatura do cartão e fazer com que você fique endividado(a).
Então, o mais correto na hora de comprar algo ou quitar uma dívida, é analisar como está seu orçamento e de quanto dinheiro você dispõe no momento da compra.
Conclusão
Depois de ler esse artigo, ficou mais fácil avaliar qual é a melhor pra você, pagar à vista ou parcelado. Independente se você for parcelar ou pagar à vista, certifique-se de que essa compra cabe no seu planejamento financeiro.
É preciso ter discernimento para avaliar a melhor opção nessa hora, avaliar as vantagens e desvantagens e escolher aquela que não irá comprometer seu orçamento.