Open Banking: Compreenda o que é e como funciona

Cada vez mais vemos e ouvimos falar sobre o open banking. Mas muita gente ainda não sabe o que é e como funciona.

Assim como o pix, o open banking veio para modernizar o sistema financeiro do Brasil, trazendo mudanças na relação cliente x instituições financeiras, principalmente no que diz respeito ao compartilhamento de informações.

Se você ainda não sabe o que é esse sistema e como ele funciona, hoje nós vamos trazer um guia completo sobre o ele, para acabar de uma vez por todas com qualquer dúvida. Acompanhe!

Open-Banking
Fonte: Freepik

O que é o Open Banking?

Criado pelo Banco Central e agora chamado de Open Finance, traduzindo fielmente, é um sistema financeiro aberto, que teve como inspiração um modelo de negócio chamado inovação aberta.

O Open Banking utiliza diferentes meios que visam possibilitar o compartilhamento de dados dos clientes, entre as instituições financeiras.

Esse processo todo é autorizado pelo Banco Central. Dessa forma, as transações acontecem através de várias plataformas e não apenas no site da sua instituição financeira.

Sem o Open Banking, as instituições financeiras não conseguem acessar o comportamento do cliente com outras instituições e assim, sem ver o histórico, a concorrência diminui, pois não é possível oferecer melhores propostas.

Já com o ele, ao permitir que as instituições tenham acesso às suas informações, você possibilita que elas analisem seu histórico e façam propostas e ofertas melhores.

É importante frisar que o cliente pode cancelar a qualquer momento as permissões concedidas às instituições financeiras. Para que o modelo de negócio proposto pelo Open Banking funcione de forma segura, são utilizados APIs (Applications Programming Interface, ou seja, interface de programação de aplicações).

O que são APIs?

Muitas pessoas têm medo de aderir ao Open Banking pois se preocupam em suas informações bancárias ficarem expostas.

Sendo assim, para evitar que isso aconteça, é utilizada a tecnologia API, que possibilita a integração de diferentes sistemas entre si.

Um aplicativo muito comum e que utiliza essa tecnologia é o Google Maps, onde todo desenvolvedor pode fazer aplicações que se integram ao serviço do Google.

Através dele é possível autorizar que as instituições financeiras compartilhem suas informações bancárias, tudo isso de forma segura, transparente e eficaz.

Como o Open Banking funciona?

Como já dissemos anteriormente, o Open Banking permite que as instituições financeiras tenham acesso ao seu histórico bancário e compartilhem esses dados com outras instituições.

Para que você tenha uma visão clara de como funciona, imagine a seguinte situação: uma pessoa possui uma conta em um determinado banco por anos.

Realiza transações constantemente, paga suas contas em dia e não entra no cheque especial. Mas um dia, essa pessoa precisa migrar para outro banco e começar do zero.

Todo esse bom histórico financeiro que ela manteve por anos, simplesmente deixou de existir. O Open Banking tem como principal objetivo evitar que isso aconteça.

Dessa forma ao mudar para outro banco ou abrir uma conta digital, aderindo ao Open Banking, você leva junto consigo todo seu histórico bancário.

Quais os benefícios do Open Banking?

O Open Banking é uma grande revolução no sistema financeiro do Brasil e alguns países já o utilizam. Mas se você ainda tem dúvidas, vamos listar alguns benefícios desse sistema.

Mais autonomia

O Open Banking permite que você troque de instituição financeira sempre que houver necessidade, sem que você precise ficar à mercê de tanta burocracia.

Dessa forma, você não fica sujeito a tantos encargos, juros e obrigações que antes faziam parte desse processo.

Custos reduzidos

Quando não há a obrigação de manter sua conta em um banco, é comum que as instituições financeiras passem a oferecer melhores condições para prospectar novos clientes.

Podemos ver isso na prática, com o aumento dos bancos digitais, onde você não paga taxas para utilizar a conta, nem mesmo anuidade no cartão.

Favorece a competição entre as instituições

Como as instituições bancárias precisam se tornar atrativas para seus clientes, cada vez mais estão buscando meios de proporcionar boas ofertas.

O cliente constrói seu próprio banco

Se o cliente quer abrir contas em diferentes bancos e escolher a melhor opção que cada um oferece.

Quer ter uma conta corrente no Banco A, pedir um cartão de crédito no banco B e ter um investimento no banco C? Com o Open Banking você pode fazer isso tranquilamente.

Conclusão

O Open Banking é um sistema seguro, onde você tem acesso a inúmeras vantagens ao disponibilizar seu histórico bancário para as instituições financeiras.

Se você autorizar o compartilhamento e não encontrar vantagens ou sentir que está muito exposto (a), pode cancelar a qualquer momento, de forma simples e rápida!

Rolar para cima