Finanças pessoais: Entenda a Importância de Gerir seu Dinheiro?

Você sabe que são finanças pessoais? Muitos brasileiros vêm buscando aprender um pouco mais sobre esse termo nos últimos anos.

Afinal manter o controle financeiro é essencial, pois a falta dele impacta em todos os setores da nossa vida.

Seja para conquistar um objetivo ou simplesmente para administrar as contas de casa. Hoje vamos explicar um pouco mais sobre finanças pessoais. Acompanhe!

Que-São-Finanças-Pessoais
Fonte: Pixabay

Aprenda o que são finanças pessoais

Se formos explicar de uma maneira bastante resumida, as finanças pessoais dizem respeito à organização das contas de uma pessoa.

Essa organização pode estar relacionada à conquista de uma meta futura, como viajar, casar, comprar um carro ou pode ser apenas para que essa pessoa consiga viver uma vida sem dívidas.

Dessa forma, as finanças pessoais são um estudo do orçamento que alguém ou uma família possui.

Através delas é possível identificar e gerenciar os gastos da melhor maneira possível para evitar passar por aquela situação que toda pessoa já passou em que acaba o dinheiro, mas não acaba o mês.

Geralmente os gastos se dividem em:

  • Essenciais, que dizem respeito à alimentação, moradia, educação, saúde e transporte;
  • Pessoais, que estão relacionados a gastos supérfluos;
  • Investimentos, essa categoria engloba aplicação de dinheiro em algum fundo ou investimento e pagamentos de dívidas.

A partir do momento que uma pessoa tem conhecimento de como são seus gastos, é possível administrá-los para conquistar a tão sonhada saúde financeira.

Finanças pessoais para que serve?

Segundo uma pesquisa feita pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), com apoio do Banco Central, a saúde financeira dos brasileiros piorou em 2022.

Com a pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e tiveram que se reorganizar financeiramente. Por isso, muitos brasileiros perderam o controle dos seus gastos e acumulassem dívidas.

As finanças pessoais servem justamente para que uma pessoa ou família consiga administrar seus gastos e gerenciar seu orçamento da melhor maneira possível.

Uma das principais vantagens de aprender sobre finanças pessoais é a garantia de bem-estar, uma vez que ao estar com as contas em dia, você vai evitar problemas futuros.

A principal coisa que aprendemos ao estudar sobre finanças, é que não importa o quanto você ganha, mas sim como administra o seu dinheiro.

Quanto mais cedo você aprender sobre investimentos e organização de gastos, mais cedo você poderá usufruir de uma vida tranquila, sem dívidas e com o dinheiro sempre rendendo.

A importância do gerenciamento das finanças pessoais

A gestão adequada das finanças é fundamental para alcançar uma vida financeira saudável, pois somente através do controle dos ganhos, investimentos e gastos é possível conquistar estabilidade financeira

Quantas vezes vemos pessoas que ganharam fortunas exorbitantes e depois de anos perderam tudo?

A má administração financeira faz isso, não só em famílias, mas como em muitas empresas também.

Não existe uma fórmula mágica na hora de organizar seus gastos pessoais ou da sua família. Isso vai de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Porém, a partir do momento que você passa a entender quais são suas necessidades e de sua família, é possível ter discernimento de como aplicar o dinheiro corretamente e até mesmo fazer uma reserva de emergência.

O dinheiro é algo fundamental na vida de todos e sem ele, fica mais difícil ter acesso a recursos básicos para viver.

Mas entender sobre finanças proporciona a você ter controle do seu orçamento e não se tornar refém das dívidas.

Como se educar e aprender sobre finanças pessoais?

Muitas pessoas têm vontade de aprender sobre como administrar seu dinheiro, mas não sabem por onde começar.

Hoje em dia é possível encontrar informações sobre os mais diferentes assuntos na internet. Portanto, para quem busca entender sobre educação financeira, existem diversos meios que vão te ajudar nessa empreitada.

Além de blogs, podcasts e livros, você também encontra conteúdos que podem explicar de forma bastante detalhada como manter suas contas em dia e economizar para alcançar seus objetivos.

Já para quem quer aprofundar um pouco mais seus conhecimentos, e-books e cursos gratuitos trazem de maneira bastante detalhada sobre esse assunto.

Principais erros na hora de administrar suas finanças pessoais

Errar é humano e quem está começando a buscar formas de gerenciar suas finanças, pode cometer alguns erros por esse caminho.

O primeiro deles é não conversar sobre dinheiro na sua casa. Afinal, se você não compartilhar com todos que convivem com você sobre as formas de administrar o orçamento, dificilmente conseguirá ter um bom controle financeiro. A responsabilidade deve ser dividida com todos.

O segundo é não controlar corretamente o orçamento. Muitas pessoas acabam se desanimando e deixam de lado o controle financeiro. Esse hábito deve ser mantido pelo resto da vida, se tornando um compromisso.

Já o terceiro é investir antes de quitar as dívidas. Ao conhecer sobre o mundo dos investimentos, é normal querer aplicar o que você tem em mãos. Investir é ótimo, mas não esqueça das suas obrigações.

Conclusão

Aprender sobre finanças pessoais e colocar em prática no dia a dia, pode ser uma tarefa desgastante e desafiadora.

Mas saiba que ao manter seu orçamento controlado, você garantirá uma vida tranquila e a possibilidade de conquistar seus sonhos!

Rolar para cima