Os investimentos de alto risco são os ativos mais rentáveis do mercado. Em contrapartida, não oferecem tanta segurança e estabilidade como as aplicações em renda fixa.
Porém os investidores que já contam com uma reserva de emergência e querem diversificar sua carteira de investimentos, buscam cada vez mais aprender sobre eles.
Se você faz parte desse grupo de pessoas e deseja se aventurar no mundo dos investimentos de alto risco, acompanhe nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto.
O que são investimentos de alto risco?
Os investimentos de alto risco (ou de renda variável) são aplicações onde não possuem previsibilidade e o investidor não tem garantia de rentabilidade.
Esse modelo de investimento acompanha as oscilações do mercado, por isso, fica sujeito a grandes variações.
Normalmente quem opta por investimentos de risco são pessoas que possuem o perfil de investidores agressivos, mais experientes, que já possuem uma reserva de emergência e querem aumentar seu patrimônio.
Também é fundamental frisar que, antes de fazer aplicações em um investimento de risco, é necessário conhecer sobre o assunto, além de ter um ótimo planejamento financeiro para que a pessoa não tenha problemas com suas finanças no futuro.
E por que mesmo sendo um modelo de investimento tão arriscado, cada vez mais pessoas escolhem esses ativos?
Pelo fato de que apesar da sua instabilidade, os altos valores ganhos com as aplicações favoráveis às oscilações do mercado financeiro tornam esse investimento muito atrativo.
Para quem são indicados os investimentos de alto risco?
Se você está aprendendo sobre educação financeira, com certeza já sabe que os investimentos são a forma mais segura de fazer seu dinheiro render, proteger e aumentar seu patrimônio, certo?
Entretanto, para quem está iniciando sua jornada no mundo dos investimentos, os ativos de risco (ou renda variável) não são as opções mais indicadas.
A maioria das pessoas que está começando a investir, pode ter receio de aplicar seu dinheiro em ativos de risco. Mas nada impede que um iniciante se sinta confortável com esse tipo de investimento.
Porém, é altamente recomendável que antes de começar a investir nesses ativos, a pessoa faça uma reserva de emergência.
Como ressaltamos anteriormente, essa é uma modalidade volátil e a reserva financeira deve ser garantida antes das aplicações em rendas variáveis e não deve ser atrelada a elas.
Se você já conhece seu perfil de investidor, fica mais fácil analisar se está pronto ou não para iniciar sua jornada nos investimentos de risco.
Como começar a investir?
Diferentemente dos ativos de renda fixa, onde a compra ou contratação de aplicações é bastante simples, os investimentos de risco demandam um conhecimento maior dos investidores.
O primeiro passo é entender sobre o mercado de investimentos. Dessa forma, você começa a se familiarizar com os termos e processos realizados durante as transações e perde o medo de investir.
Depois é preciso escolher uma corretora e abrir sua conta. Também é necessário ter acesso a um home broker. Esse sistema facilita ao investidor a administração da sua carteira de investimentos.
A maioria dos bancos e corretoras já oferecem esse sistema. Com isso, você pode começar a investir no conforto da sua casa.
Agora, é só escolher o investimento de risco que atenda a suas necessidades e esteja dentro da sua realidade financeira, e começar a investir!
Os principais tipos de investimentos de alto risco
Assim como os investimentos de renda fixa, é possível encontrar um leque de opções de ativos de risco no mercado. Isso permite que você tenha uma carteira diversificada.
Para te ajudar na hora de escolher, listamos os principais tipos de investimentos de risco. Assim, você pode analisar qual deles se enquadra no seu perfil.
Ações
Esse é um dos investimentos de risco mais conhecidos no mercado. Ao comprar uma ação, você se torna “sócio” de uma empresa e passa a ganhar os lucros e dividendos junto a ela.
Entretanto, você também fica vulnerável à volatilidade desse investimento devido às oscilações da bolsa de valores.
ETFs
Um dos melhores investimentos para quem está começando a investir na bolsa. O Exchange Traded Funds são os “fundos de índice”, ativos negociados para acompanhar um índice específico no mercado financeiro.
São investimentos bastante acessíveis, oferecem uma grande diversidade para sua carteira e com excelente liquidez.
Entretanto, é importante ficar atento à tributação do Imposto de Renda, bem como à reputação do ETF e da administradora.
Criptomoedas
Nos últimos anos as criptomoedas, moedas digitais convertidas em valores, ganharam notoriedade no mercado de investimentos devido à sua alta rentabilidade.
As criptomoedas são indicadas para investidores experientes e seu lucro acontece através da mineração ou compra e venda.
É uma opção rentável, mas igualmente arriscada e instável. Além disso, não há garantias que você terá um bom retorno financeiro.
Conclusão
Os investimentos de risco são excelentes opções para quem deseja aumentar seu patrimônio e tem metas estipuladas a longo prazo.
Para investir nesse tipo de ativo, é preciso estar preparado para lidar com um mercado volátil. Mas mesmo sendo uma aplicação imprevisível, para quem assume o risco, os ganhos são excelentes!