Conselhos financeiros para MEIs: Mantenha as finanças pessoais e da empresa separadas

Manter as finanças pessoais e da empresa separadas é um dos conselhos financeiros mais importantes que um MEI (Micro Empreendedor Individual) pode seguir.

Neste artigo, forneceremos dicas práticas para ajudá-lo a separar suas finanças e garantir o sucesso financeiro de sua empresa.

Aqui, você descobrirá por que essa separação é tão importante e como ela pode ajudá-lo a alcançar uma gestão financeira mais eficiente e sustentável para o seu negócio.

Por-Que-É-Importante-Separar-As-Finanças-Pessoais-Das-Finanças-Da-Empresa
Fonte: Cookie_studio

MEI: Separe suas finanças e tenha sucesso

Proprietários de empresas MEI devem manter suas finanças pessoais e empresariais separadas.

Quando misturadas, pode levar a um acúmulo de dívidas e dificultar o controle sobre as finanças da empresa.

Ao misturar as finanças, é difícil entender quanto realmente está ganhando, podendo prejudicar a identificação de áreas de lucro ou de cortes de gastos. Mantenha as finanças separadas para um negócio de sucesso.

Separar as contas da empresa das suas contas pessoais garante estabilidade

Alcançar estabilidade financeira é o sonho de muitas pessoas e principalmente para quem tem seu próprio negócio.

Quando você separa as contas pessoais dos gastos empresariais e faz o controle correto do fluxo de caixa, a vida financeira da sua empresa estará sempre em dia e estável.

E não é apenas o financeiro da empresa que melhora. Por não precisar fazer retiradas das suas próprias contas para cobrir os gastos do seu negócio, certamente as suas finanças pessoais também melhoram significativamente.

Negocie com bancos para superar dificuldades financeiras

Se sua empresa está passando por momentos difíceis, tente conversar com bancos e credoras sobre as condições especiais que oferecem para pessoa jurídica.

Mesmo um empréstimo não sendo a melhor opção nessas situações, é uma atitude mais indicada que tirar do próprio bolso, pois as taxas de juros são menores nesses casos.

Manter a saúde financeira da empresa é algo complicado e sabemos disso, mas ser assertivo(a) nessas horas, irá garantir um crescimento considerável do seu empreendimento.

Uma boa gestão financeira abre portas

Se você tem como objetivo fazer sua empresa crescer, conseguir investidores e parceiros, é fundamental fazer uma boa gestão financeira.

Isso acontece devido ao fato de que a credibilidade de uma empresa está relacionada diretamente ao financeiro.

Ao separar as finanças pessoais das finanças da empresa, você conseguirá ter maior clareza do fluxo de caixa e assim, corrigir o que pode estar dando errado.

É possível realizar um levantamento preciso do seu lucro real, se é um negócio rentável, no que deve investir e isso é um ponto muito positivo para investidores.

Misturando as finanças você perde a credibilidade no mercado, uma vez que seus gastos irão fugir do controle e não é possível camuflar as inconsistências do caixa.

Quais as consequências de não separar as finanças pessoais das finanças da empresa?

Primeiramente, a mais importante consequência nesses casos é o fato de que você vê suas contas sempre “maquiadas”. E e isso vai te causar problemas financeiros no futuro.

Fazer retiradas da empresa para suprir gastos pessoais e vice-versa não te mostra a real situação da empresa. Portanto, você acaba ficando refém disso até seu negócio quebrar.

A segunda consequência é o acúmulo de dívidas, pois além de não conseguir ter lucro, você passa a ter dívidas e em algum momento vai precisar recorrer a uma linha de crédito, gerando outra dívida.

A terceira e última consequência está no fato de que sua empresa será incapaz de crescer. Assim, você passa a encontrar dificuldade em captar investidores e parceiros, comprometendo o crescimento do seu negócio.

Dicas para separar as finanças pessoais das finanças empresariais

Se você tem dificuldade em fazer a separação do financeiro da empresa e da sua vida pessoal, tente colocar em prática algumas dessas dicas:

  1. Estabeleça um salário para si. Ter uma empresa não significa que você pode fazer retirada de todo o valor disponível no caixa;
  2. Tenha duas contas bancárias: uma para sua empresa e uma conta pessoal;
  3. Faça uso de softwares de gestão financeira;
  4. Identifique os gastos mensais, tanto, quanto os gastos da sua empresa;
  5. Não se esqueça de elaborar um bom planejamento financeiro.

Com essas dicas simples, você conseguirá manter suas finanças em dia e sua empresa irá crescer cada vez mais.

Conclusão

Agora que você sabe a importância de manter suas finanças pessoais e empresariais separadas, esteja sempre atento(a) para evitar que essa situação prejudique sua empresa!

Comece hoje mesmo a seguir as nossas dicas, organize o financeiro da sua empresa e garanta o seu sucesso.

Rolar para cima