Sabia que conhecer os principais tipos de empréstimos e suas características irá te ajudar a escolher a melhor opção de crédito pessoal?
Muitas vezes por não conhecerem todas as modalidades disponíveis, na hora do sufoco uma pessoa acaba escolhendo a opção de empréstimo errada. Assim, ela pode ficar mais endividada no futuro.
Se você não quer passar por essa situação, acompanhe nosso artigo e conheça as características de cada tipo de crédito pessoal e acerte na escolha!
Modalidades de empréstimos e suas características principais
Atualmente existem diversas opções de crédito pessoal no mercado. Para conquistar um objetivo ou para respirar aliviado(a) durante um momento difícil, precisamos de dinheiro disponível.
Confira abaixo as opções de empréstimo disponíveis no mercado e não faça parte do grupo de brasileiros com dívidas junto ao banco.
Empréstimo pessoal
Essa é uma das modalidades mais conhecidas entre quem está em busca de crédito pessoal. Pois nela, a pessoa vai até a instituição financeira e faz a solicitação do empréstimo mediante assinatura de contrato.
Toda a contratação costuma ser bem simples e atualmente é possível até mesmo fazê-la através das plataformas digitais, caso o banco conte com essa opção.
É importante que as instituições financeiras estejam atentas às taxas aplicadas na modalidade de empréstimo, pois o risco de inadimplência é maior, o que pode resultar em taxas mais elevadas.
Empréstimo consignado
Uma das melhores formas de empréstimo para quem trabalha com carteira assinada, pois o desconto é feito diretamente na folha de pagamento e com isso, as taxas são menores.
A grande vantagem do empréstimo consignado está no fato de que até mesmo negativados conseguem aprovação, visto que a instituição financeira tem a garantia que receberá os valores das parcelas.
Geralmente a aprovação é rápida e em alguns bancos, o valor solicitado pode cair no mesmo dia. Porém, o ponto negativo é que caso a pessoa perca o emprego, deverá quitar a dívida de uma vez.
Empréstimo pessoal com garantia
Esse tipo de empréstimo atende apenas a um público menor, pois nem todas as pessoas possuem um bem, como imóvel ou veículo para dar como garantia.
Porém, para quem está negativado, para autônomos ou pessoas desempregadas que possuem um bem para entregar como garantia, é uma boa opção de crédito pessoal.
As principais características desse tipo de crédito pessoal estão no fato de que os valores disponíveis são maiores e as taxas de juros costumam não ser tão altas.
Cheque especial
Os bancos oferecem o cheque especial, que consiste na liberação de um valor extra na conta corrente para utilização, sendo bastante parecido com o empréstimo pessoal.
Entretanto, deve-se ter atenção quanto às taxas de juros dessa modalidade, que costumam ser mais altas e são cobradas de acordo com o valor utilizado dentro do que estava disponível e o tempo que o cliente esteve no cheque especial.
Encargos rotativos
Entre os principais tipo de empréstimo, estão os encargos rotativos. Comuns para quem usa o cartão de crédito constantemente.
Sabe quando você recebe a fatura do cartão e nela constam dois valores para pagamento: o valor máximo e o mínimo?
Ao pagar o valor mínimo ou apenas uma parte da fatura, você estará fazendo um financiamento da mesma e nos meses seguintes o banco irá cobrar o que ficou faltando, gerando juros altíssimos.
Ele é contratado automaticamente quando o cliente não realiza o pagamento integral da fatura e pode fazer com que você perca o controle das suas finanças no futuro.
Refinanciamento de imóvel
Nesse tipo de empréstimo, o cliente entrega seu imóvel, que deverá estar quitado e em seu nome, como garantia de pagamento no ato da contratação
Essa modalidade pode ser uma boa opção, pois ao ter um bem como garantia, as instituições financeiras oferecem taxas de juros mais baixas e um prazo maior para quitação, que pode chegar até 20 anos.
Entretanto, se optar pelo refinanciamento de imóvel, esteja preparado (a) para enfrentar uma grande burocracia e ainda há o risco de perder seu imóvel, caso não pague as parcelas.
Antecipação do Imposto de Renda
Para quem faz declaração de IR e tem restituição disponível para receber, a antecipação desse valor pode ser uma excelente opção.
Nela, o cliente autoriza o banco a receber a restituição em troca de um determinado limite liberado pela instituição. A vantagem dessa modalidade está no fato de que as taxas de juros são mais baixas quando comparadas a outros tipos de empréstimos.
Antecipação do 13° salário
Encerrando a lista com os principais tipos de empréstimo, temos a antecipação do 13° salário, que funciona de maneira semelhante à opção anterior.
Porém, ao invés de utilizar a restituição para pagamento da dívida, é utilizado o 13° salário do cliente. As taxas também são menores e a liberação também acontece de maneira mais rápida.
Conclusão
Como é possível observar, existem inúmeros tipos de empréstimos e suas características trazem benefícios para diferentes tipos de perfis.
Agora que você já conhece cada um deles, fica mais fácil analisar qual melhor atende às suas necessidades e acertar na escolha.