Como investir em criptomoedas?

Deseja saber como investir em criptomoedas? Então hoje você vai aprender o que é e como funciona esse tipo de investimento.

As criptomoedas são investimentos altamente rentáveis, mas também fazem parte dos ativos de risco mais instáveis do mercado.

Por isso, para ajudar quem está pensando em começar a se aventurar no universo das criptomoedas, preparamos um guia completo sobre esse investimento. Confira!

Investir-em-criptomoedas
Fonte: Freepik

O que são criptomoedas?

Você já investe e acompanha as notícias sobre o mercado financeiro? Então provavelmente já ouviu a respeito dos investimentos em criptomoedas.

As criptomoedas são moedas digitais, que existem apenas na internet. A mais famosa é Bitcoin, que tornou seus primeiros investidores pessoas milionárias atualmente.

Primeiramente, a principal característica das criptomoedas é o fato de que não existe governo ou órgão responsável por acompanhar e autorizar as transações que envolvem essas moedas.

Portanto esse papel é de responsabilidade do usuário, que faz a mineração, compra e venda das criptomoedas. Certamente, um dos maiores atrativos desse investimento é que qualquer pessoa pode começar a investir nas moedas digitais.

O sistema de segurança que viabiliza as transações com criptomoedas, é o blockchain. Nele são feitos todos os registros a respeito das moedas virtuais.

Dessa forma, nele estão registradas informações como a quantidade de criptomoedas enviadas, recebidas, quem enviou, quem as recebeu, onde foi feita, entre outros dados.

Quais são as principais criptomoedas disponiveis do mercado?

Para a maioria das pessoas que ainda não estão familiarizadas com as criptomoedas, a única moeda digital disponível no mercado é a Bitcoin.

Atualmente, há uma ampla variedade de criptomoedas disponíveis, incluindo Tokens de IA, com os mais variados valores e que podem oferecer rentabilidade significativa. É importante considerar todas as opções ao avaliar suas estratégias de investimento.

Além do Bitcoin, o mercado das criptomoedas conta com outras moedas digitais. Segundo dados da Investing, as 10 principais moedas são:

MoedaPreço (USD)Capitalização
Bitcoin (BTC)27.200,04528,19 bilhões
Ethereum (ETH)1.807,0112,43 bilhões
Tether (USDT)1,000476,39 bilhões
BNB (BNB)341,6954,07 bilhões
USD Coin (USDC)0,997436,27 bilhões
XRP (XRP)0,3792119,39 bilhões
Cardano (ADA)0,347812,11 bilhões
Polygon (MATIC)1,23110,73 bilhões
Dogecoin (DOGE)0,07693910,23 bilhões
Solana (SOL)21,9898,43 bilhões
*Dados referentes a março de 2023.

A capitalização do mercado de criptomoedas diz respeito ao valor total de todas as moedas que já foram mineradas, ou seja, validadas no blockchain.

Como investir em criptomoedas?

Então agora que você já conhece um pouco mais sobre o mercado de criptomoedas, é hora de aprender a como investir nesse mercado tão rentável.

Para te ajudar, listamos as dicas que vão tornar esse processo mais fácil. Confira:

Estude sobre o assunto

Antes de começar a investir em criptomoedas, é fundamental estudar sobre o ativo. Pois muitas vezes o mercado é tomado por uma onda de moedas digitais que podem ser uma verdadeira “furada” para você e seu dinheiro.

Além disso, como existe uma grande variedade de moedas no mercado, não estudar a respeito desse ativo pode fazer com que você invista em projetos descentralizados e tenha prejuízos.

Escolha o modo de investir

É possível investir em criptomoedas de duas maneiras: peer-to-peer ou exchanges. Os dois modos contam com vantagens e ressalvas, por isso é importante conhecer a respeito.

No método peer-to-peer (ponto-a-ponto), a aquisição de moedas é feita por meio de uma troca direta entre duas pessoas. Nesse modo, a aquisição é mais fácil e o investimento mínimo é flexível.

Entretanto, é necessário ter conhecimento sobre esse mercado e dos diferentes tipos de carteiras.

Já as exchanges (corretoras), os investidores têm à disposição uma ampla opções de ativos, onde é possível escolher o valor do aporte.

Para a maioria dos investidores, principalmente para quem está começando a investir em criptomoedas, é indicado investir através das exchanges.

Tenha diferentes tipos de investimentos

Quando o assunto é criptomoedas, é fundamental ter uma carteira diversificada. Dessa forma, o investidor evita sofrer os abalos da volatilidade desse mercado.

A princípio é possível encontrar diferentes moedas digitais, dos mais variados valores. Certamente a possibilidade de ter um portfólio diversificado se torna mais acessível.

Acompanhe as cotações

Dentro dos investimentos de risco, as criptomoedas certamente são os ativos de maior instabilidade de mercado.

Por isso, é fundamental acompanhar as cotações para que o investidor tenha em mente quais as melhores moedas digitais para se investir.

Conclusão

Conforme você pode ver, as criptomoedas fazem parte de um mercado altamente rentável e que, se o investidor fizer as escolhas corretas, é possível obter excelentes ganhos.

Portanto, agora que você já sabe como funciona esse tipo de investimento, analise os prós e contras, escolha a melhor moeda e veja seu patrimônio aumentar!

Rolar para cima